terça-feira, 23 de março de 2010

Enrolados de Frutos Silvestres


Ingredientes:
1/2 chávena de leite morno
2 colheres de chá de fermento de pão granulado
2 colheres de sopa de açúcar ou mel
1 ovo batido
2 chávenas de farinha sem fermento
60gr de manteiga sem sal
100gr de frutos silvestres congelados
1 colher de sopa de açúcar extra
150gr de queijo ricota
1 gema de ovo
1 colher de sopa de leite

Preparação Bimby:

Pôr a farinha e o fermento no copo. Programar a máquina para 1min/vel4. Adicionar a manteiga com a máquina já a trabalhar. Juntar o leite o açúcar e o ovo e bater 8 min/vel4. Caso seja necessário, corrigir com água ou farinha (a massa não deve ficar pegajosa). Transferir para uma tigela e tapar com papel aderente e colocar num local quente a levedar por 40 minutos ou até a massa duplicar de tamanho.
Aquecer o forno a 180º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Virar a massa que esteve a levedar para cima da bancada levemente polvilhada de farinha e esticar a massa com o rolo de maneira a obter um rectângulo de mais ou menos 30cm por 40cm.
Misturar os frutos silvestres com o açúcar extra numa tigela. Espalhar a ricota por cima da massa. Polvilhar com a mistura de frutos silvestres. Com a parte mais comprida perto de si, começar a enrolar a massa de forma a fazer um rolo. Cortar em largura umas 6 fatias. Dispor as fatias lado a lado, com a parte cortada para cima, no tabuleiro. Misturar a gema de ovo com o leite numa tigela e pincelar os rolos com a mistura. Levar ao forno por 30 minutos ou até estarem douradinhos. Servir quente.

Dificuldade: **
Preço: €€
Tempo: >>

[Adaptado de Mafalda Pinto Leite] 

1 comentários:

mim disse...

hummm, qdo mete ingredientes que não conheço, fico de pé atrás...

Enviar um comentário