sábado, 13 de março de 2010

Mousse de Menta


Ingredientes:

6 gemas
3 claras
150gr de açúcar
1,5dl de água
2 pacotes de natas ou de creme culinário Vaqueiro
1 chávena bem cheia de folhas de hortelã
After-Eight a gosto

Preparação:

Levar 2/3 das folhas de hortelã a ferver com a água numa caçarola, durante 2 minutos. Picar as restantes folhas finamente (com uma tesoura é num instantinho) e reservar. Retirar as folhas de hortelã da água, juntar o açúcar e deixar ferver durante mais 5 minutos (eu corto sempre no açúcar: pus 120gr).
Separar as gemas das claras e reservar 3 claras para bater mais à frente. Sugiro que congelem as restantes para outras utilizações. Bater as gemas com uma vara de arames e juntar a calda em fio, mexendo sempre. Colocar a mistura na caçarola e levar ao lume até levantar fervura, mexendo sempre. Quando começar a ferver retirar do lume e ir mexendo até arrefecer completamente (ou pôr no frigorífico e ir ver metade de um episódio de uma série qualquer, por exemplo, enquanto aquilo arrefece. Quando estiver frio, juntar o resto das folhas de hortelã e envolver bem.

Bater as claras em castelo (na Bimby, 3 minutos, velocidade 3, com a borboleta). Reservar - e ir mexendo com um garfo para não se desfazerem. Bater as natas (ou o creme Vaqueiro): na Bimby, 5 minutos, velocidade 3. Juntar as claras. Adicionar a mistura de gemas até incorporar. Partir alguns After-Eights em pedacinhos e juntar à mistura. Levar ao frigorífico até estar bem firme.

Dificuldade: **
Preço: €€
Tempo: >>

[Esta receita é baseada numa receita Vaqueiro]

0 comentários:

Enviar um comentário