terça-feira, 2 de agosto de 2011

Risotto do Mar com Perfume de Açafrão


Ingredientes:

1,5dl de água mais um copo de água extra
3dl de vinho branco
1 colher de sobremesa de açafrão
1 caldo de peixe
1 cebola média
50gr de azeite
1 embalagem de mistura de marisco (quanto melhor a qualidade, melhor fica)
400gr de arroz para risotto
Sal q.b.
5 pés de salsa

Preparação Bimby:

Coloque o açafrão no copo de água quente e deixe em infusão durante uns minutos.
No copo, coloque a restante água, o vinho e o caldo de peixe e programe 3 min/100º/vel 1. Quando terminar o tempo junte a mistura de marisco e programe 10 min/100º/SanftrührstufeLinkslauf. No final escorra o marisco e reserve o caldo em separado, juntando-lhe a água com o açafrão.
Coloque no copo (não precisa lavar) a cebola e pique 5 seg/vel 5. Baixe os pedaços das paredes do copo, junte o azeite e programe 5 min/100º/vel 1. No final do tempo junte o arroz e programe 2 min/100º/SanftrührstufeLinkslauf. De seguida junte dois terços do caldo e programe 8 min/100º/SanftrührstufeLinkslauf. A meio do tempo junte metade do caldo que ainda tem e deixe continuar. No final solte o arroz do fundo do copo com a espátula, junte o resto do caldo, tempere com sal a gosto e programe 7min/100º/SanftrührstufeLinkslauf. Vá verificando se o arroz está a ficar seco. Se estiver, junte mais um pouco de água quente. No final do tempo o arroz deverá estar cozido, não espapaçado e deverá ter molho.Junte o marisco e programe mais 1 min/100º/SanftrührstufeLinkslauf. Imediatamente antes de servir junte a salsa acabada de picar e envolva.


Preparação Tradicional:



Coloque o açafrão no copo de água quente e deixe em infusão durante uns minutos.
Num tacho junte a restante água, o vinho e o caldo de peixe deixe levantar fervura. De seguida junte a mistura de marisco e deixe cozinhar durante 10 minutos. No final escorra o marisco e reserve o caldo em separado, juntando-lhe a água com o açafrão.
Pique a cebola e refogue-a com o azeite. Quando a cebola estiver transparente junte o arroz e deixe absorver os sucos durante dois minutos, mexendo sempre para não agarrar. De seguida junte dois terços do caldo e cozinhe por 8 minutos. A meio do tempo junte metade do caldo que ainda tem e deixe continuar. No final solte o arroz do fundo do tacho, junte o resto do caldo, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar mais 7 minutos. Vá verificando se o arroz está a ficar seco. Se estiver, junte mais um pouco de água quente. No final do tempo o arroz deverá estar cozido, não espapaçado e deverá ter molho.Junte o marisco e deixe borbulhar mais um minuto. Imediatamente antes de servir junte a salsa acabada de picar e envolva.

Bom apetite!!

Dificuldade: **
Preço: €€
Tempo: >>



5 comentários:

Dorushka disse...

Ando cá com uma falta de inspiração, e vontade, para a cozinha que nem te conto... Mas este risotto despertou-me a atenção, só não pode mesmo é levar mexilhões.

Lénia Rufino disse...

Eu fiz com uma embalagem daquelas de mistura de marisco mas podes fazer a tua própria mistura, obviamente. Se usares só gambas, não as cozas por 10 minutos, e sim por 3, apenas (senão desfazem-se).

Bj.

Dorushka disse...

Obrigada pela sugestão.
Beijinhos

Su m disse...

Marianne,
belo risotto, e o açafrão dá sempre um ar tão vibrante ao prato ;)

Mum's the boss disse...

Oh Marianne,
e eu que ando há dias a dizer-me que tenho de fazer um risotto... São as sincronidades (como lhe chama o Jung!).
Vou experimentar, é que vou mesmo!!

Enviar um comentário